domingo, 30 de abril de 2017

Reconhecer e testemunhar o Cristo Ressuscitado

(por Padre Rogério Zenateli)

O tema do evangelho de Lucas para esse terceiro Domingo da Páscoa, salienta a dificuldade de muitos na comunidade em aceitar a ressurreição de Jesus Cristo. O evangelho não narra fatos do passado, ilumina as d
ificuldades enfrentadas na comunidade.

No texto encontra-se um contraste maior que se dava entre Jerusalém (lugar do testemunho de Jesus) e Emaús (lugar da cegueira e da não compreensão da Páscoa).

Para os discípulos, Jerusalém, é lugar da derrota de Cristo. Por isso retornam a Emaús desanimados – a vida não tem mais sentido.  Ir a Emaús não é somente ir para casa, é abandonar o projeto de Deus.

A cena de Jesus com os discípulos deve ser lida na perspectiva que Jesus que caminha com a humanidade com a energia da sua vitória sobre a morte.

O desânimo dos discípulos revela o estado de ânimo de uma comunidade desorientada, sem força para o testemunho. Porém, é com esse tipo de comunidade que Jesus se põe a caminho.

A comunidade desorientada não havia experimentado a vitória do ressuscitado. Percebe os fatos mas não discerne. Jesus está no caminho com ela mas ela não o reconhece.

Jesus apresenta a essa comunidade desorientada 2 instrumentos que suscitam a fé na ressurreição:

1 - A Bíblia – Jesus Cristo é a chave de leitura do Antigo Testamento, através dele o projeto do Pai tomou forma definitiva no Messias sofredor.

2 - A Eucaristia – a partilha a comunicação da vida. Os olhos dos discípulos se abrem e eles o reconhecem nesses dois meios fundamentais a Sagrada Escritura e a Eucaristia.

Jesus desaparece do meio deles depois da comunidade já possuir os dois sacramentos de sua presença PALAVRA E PARTILHA (Eucaristia) basta viver isso para sentir o Cristo vivo e presente em nosso meio.

O testemunho dos discípulos é prolongamento da vitória de Jesus.

Os discípulos voltam a Jerusalém e de lá sairão para anunciar a mensagem de JC ao mundo inteiro.


Jesus Cristo é a Palavra e o pão partilhados: sem partilha, sem fraternidade e sem a solidariedade estaremos caminhando num rumo que nos afasta do testemunho de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário