sexta-feira, 21 de abril de 2017

O Dízimo e a Comunidade Paroquial.

(por Rogério Peres)

“A decisão de contribuir com o dízimo nasce de um coração agradecido por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza de sua presença amorosa no dia a dia.”

Vivemos em mundo capitalista onde qualquer coisa que pensamos em fazer está atrelada ao pagamento ou recebimento através da forma mais usual de negociação: o dinheiro. Sempre que nos deparamos com a palavra Dízimo, automaticamente associamos a ela o tão falado dinheiro, e com isso passamos a associar a Igreja como uma empresa geradora de lucros.
Estamos engajados em uma comunidade, e com isso, precisamos de alguma forma mantê-la, e para isso é de vital importância que o dízimo seja o canal mais correto e válido para essa demonstração de comprometimento com a vida cristã.

Nosso amadurecimento quanto à oferta do dízimo está intrinsicamente ligada a nossa vida paroquial e comunitária, pois quanto mais entendemos os ensinamentos de Cristo e nos aprofundamos nas necessidades das pessoas que estão em nossa volta, nossa oferta se torna mais prática e comum, diante dos desafios enfrentados pelos administradores dessa oferta.


Nossa contribuição familiar através do dízimo, além da manutenção do templo e de suas necessidades, se converte também em amor ao próximo, através de ações sociais que minimizam o sofrimento deste, seja através de um medicamento ou até mesmo as necessidades básicas como o recebimento de uma cesta alimentar.

“Dízimo não se paga, se oferece. Dízimo não se cobra, se recebe.”

Tenha sempre o dízimo como uma contribuição espontânea de amor e generosidade, não encare seu dízimo como uma conta mensal e sim como um oferecimento a Deus e ao próximo, como agradecimento de ser afortunado em sua vida.

Você que já faz parte dessa dimensão de caridade e respeito com o próximo, continue com esse propósito. E você que ainda esta pensando em fazer parte dessa família paroquial, não tenha medo: visite, participe da Santa Missa, converse e se aprofunde em sua comunidade, através de seus membros e pastorais, conheça e se aproxime de nossos padres, somente assim você ofertará de coração aberto e feliz.


Dica de leitura (acesso fácil pela internet): ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. 54ª Assembleia Geral Aparecida - SP, 06 a 15 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário