sábado, 15 de abril de 2017

A Luz da Páscoa

No Natal celebramos a luz do nascimento do Senhor. Na noite de hoje, celebramos a Luz da Ressurreição do Senhor, a Páscoa do Senhor Jesus.

Contemplamos dias atrás a Paixão, a Morte e, hoje, a Ressurreição do Senhor. Ressurreição é vida em plenitude. Vida nova brotada da morte do Senhor. A árvore da vida, plantada no alto do Gólgota, a cruz de Cristo, faz germinar para nós, diante do sepulcro vazio, a luz da vida verdadeira à qual todos nós estamos propensos.

A tristeza do Gólgota é vencida pela alegria da ressurreição de Cristo. Aos que se detinham no mal o Gólgota parecia ser uma vitória, a morte do Senhor, agora se transforma em uma derrota. O Senhor Ressuscitou, está vivo entre nós.

O Senhor nos dá vida nova. Acalenta o terror de uma possível derrota e nos devolve a alegria após o sofrimento. A ressurreição de Cristo é um promessa de ressurreição para nós. Esperança da vida plena que Ele veio nos dar.

A noite de hoje representa para a nossa vida cristã uma benção especial da parte de Deus. A vida nova que contemplamos com a ressurreição de Cristo. Vida nova, uma promessa que nos é cumprida com a vivência do Batismo que outrora recebemos.

As leituras enaltece a nossa fé. As figuras de linguagem do evangelho de Mateus estão cheias de teofanias: terremoto, medo, raio, luz, anjos, etc... demonstram que Deus interveio na história e nos transmite uma mensagem teológica: A morte foi vencida! Jesus ressuscitou!

O apóstolo Paulo, salienta que o Batismo nos confere vida nova e, nos lança no mistério da morte de Cristo para com ele ressuscitarmos, e as leituras do Antigo Testamento fala das intervenções de Deus na história para que a vida do homem fosse sempre uma novidade.

Deus nos concede viver o memorial da Páscoa de seu Filho Jesus, promessa de ressurreição a todos. Por isso, vamos deixar de lado o que nos une à maldade. Nos lancemos em direção do Ressuscitado que suportou os escárnios dos malvados e Deus o glorificou.


Acolhamos a vida nova que o Senhor nos oferece com a sua ressurreição e sejamos luz, a luz de Cristo, que dissipa as trevas e afugenta o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário