segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ministério Extraordinário de Leitores

O Concílio Vaticano II (1962-1965) abriu os caminhos para que a Igreja seja mais ministerial. Abre para o protagonismo leigo (cristãos batizados) alguns ministérios que antes eram restritos aos Ministros Ordenados e, ou que reservados aos candidatos ao sacramento da Ordem: como o da distribuição da Eucaristia, acolitado e leitorato.

Os três ministérios descritos acima: distribuição da Eucaristia; Acolitato e, Leitorato, eram até então ministérios que apenas os candidatos e os ordenados poderiam exercer na Igreja. O Concílio concede abertura para que haja ministros leigos capacitados para exercerem essa função na comunidade. Recebem assim o nome de extraordinário.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (M.E.C.E.) auxilia o presbítero na distribuição da Eucaristia nas missas e junto aos enfermos nos lares e hospitais.

Os Acólitos Leigos auxiliam nas funções litúrgicas mais próximo dos presbíteros organizando os atos litúrgicos da comunidade junto das equipes litúrgicas.

Os Ministros Extraordinários da Palavra (Leitores) promovem a liturgia da Palavra proclamando as leituras das missas.

Esse importante Ministério em nossa Comunidade foi sendo trabalhado há anos e agora é o momento de instituí-lo. Foram admitidos em todas as comunidades da cidade. E estão sendo formados permanentemente pelas equipes litúrgicas de nossas comunidades. 

Nos dias 15 e 16 de Outubro, muitos leigos de nossas comunidades receberam o Ministério Extraordinário da Palavra. Dia 15 na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e no dia 16 nas Comunidades: São Joaquim, Rainha da Paz e Santa Luzia. 

No dia 28 de outubro tivemos a mais recente formação com o Padre Rogério que falou sobre as Preces da Comunidade, como parte da Liturgia da Palavra. Na dinâmica da formação foi realizado uma pequena oficina prática de como fazer uma prece comunitária. Muito bem participada e avaliada pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário