domingo, 16 de outubro de 2016

Comemorações da Padroeira do Brasil

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida que abrange os bairros Nossa Senhora Aparecida e Manuel Rays preparou uma excelente festa em honra da Padroeira do Brasil. 

As comemorações começaram no dia 08 de Outubro e encerram no dia 12 com missa, coroação, procissão, queima de fogos e chuva de papel prateado, envio de missionários e reflexões sobre o serviço a Deus fazendo o que Jesus nos pede. 

O tema escolhido para as festividades foi baseado na passagem evangélica de João 2, 1-11, o episódio das Bodas de Caná: "Fazei tudo o que ele vos disser". E dessa forma foi elaborado o cenário litúrgico do Tríduo e Festa. 

ENVIO MISSIONÁRIO

No dia 08 a comunidade na missa das 19:00 enviou os missionários da comunidade para a realização das visitas missionárias por ocasião do Mês Missionário.

TRÍDUO PREPARATÓRIO

No dia 09 iniciou-se o Tríduo com a missa presidida pelo querido padre José Marins. Na missa a intenção particular foi em atenção aos enfermos, aproveitando o Evangelho do Dia que narra a cura dos dez leprosos. 

Dia 10, segundo dia do Tríduo preparatório, padre Rogério presidiu a missa em intenção dos missionários e das missões em nossa comunidade. A missa foi preparada pelo COMIPA e contou com a presença de todos os missionários. 

Dia 11, encerrando o Tríduo, padre Lúcio Bento de Souza presidiu a missa nas intenções do serviço da Legião de Maria, divulgadora da devoção mariana em nossas comunidades. 

FESTA DA PADROEIRA

1° Pedal Solidário de MTB Entre Amigos Nossa Senhora Aparecida
No dia 12 Dia de Nossa Senhora Aparecida, a festa teve inicio com o 1° Pedal Solidário de MTB entre amigos Nossa Senhora Aparecida. Organizado pelo Grupo de Ciclistas Pedalá Com Fé Eu Vou de Igaraçu. A ação solidária contou com a presença de aproximadamente 80 ciclistas da cidade, de Barra Bonita, Mineiros do Tietê e São Manuel. O valor das inscrições foi destinado à Casa da Criança de Igaraçu do Tietê. Durante o percurso foram plantadas algumas espécies de árvores pelos ciclistas (goiabinha, joão bolão, ipê roxo e amarelo, cabreúva) tornando o passeio também ecológico. E, o destino final desse passeio foi a Cachoeira Monte Belo, próximo à Usina de São Manuel.

Terço Meditado 
Ás 12:00 a Pastoral do Dízimo e Legião de Maria conduziu a Meditação dos Mistérios do Terço Mariano na Igreja de São Joaquim, no centro. 

Missa, Coroação, Procissão e Queima de Fogos e Chuva de Prata
A missa festiva de Nossa Senhora aconteceu no incio da noite às 18:30 na Igreja São Joaquim presidida pelo Padre Lúcio e concelebrada por José Marins e Rogério. Contou com a presença dos seminaristas: Adilson, Edenilson e Rafael Paixão.

Na homília José Marins recordou a história da imagem resgatada das águas do Rio Paraíba pelos pescadores. Conduziu a reflexão com o episódio das Bodas em Caná, salientando o que as duas passagens nos apontam como mistério de nossa fé. O que Deus nos fala através desses eventos? Essa é a pergunta a qual devemos estar atentos nesses fatos relatados e em nosso cotidiano. 

Após o rito da comunhão foi realizado a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, introduzida no inicio da missa por três fiéis caracterizados de pescadores. A imagem foi coroada por crianças da nossa comunidade. 

Em seguida, a procissão com o andor da imagem percorreu algumas ruas do nosso centro comercial e residencial com a queima de fogos e chuva de prata ao retornar à Igreja São Joaquim. 

Com a benção final e oração pelas crianças encerramos as festividades em honra a Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário