quarta-feira, 28 de junho de 2017

Festa do Padroeiro discute o protagonismo feminino

Com o tema “Protagonismo Feminino sob o olhar de Maria” a Comunidade São Joaquim comemora o seu Padroeiro e a Padroeira do Brasil nos seus 300 anos do encontro da pequena imagem mariana.

A parte recreativa das comemorações se inicia no próximo sábado dia 01 de julho e segue até o dia 30 com variedades de comes e bebes que já são tradição e, o Show de Prêmios, sorteando prendas em geral para os que adquirem as cartelas.

Na parte religiosa que acontece de 17 à 26 de julho – novena e festa de são Joaquim e Sant’Ana – missas com a participação de vários presbíteros de nossa Arquidiocese convidados. As pastorais e movimentos preparam a liturgia em conjunto com o cenário litúrgico para cada tema do evangelho.

O Protagonismo Feminino

Discutir o protagonismo da mulher nas passagens bíblicas e principalmente de Maria na história da salvação e da mulher na sociedade atual, não é uma tarefa fácil. O preconceito contra as mulheres e machismo marca muito a atualidade, apesar dos constantes avanços nos direitos das mulheres.

A violência contra a mulher é combatida com a Lei Maria da Penha no Brasil, porém, desde a sua criação, não rompeu com os limites e não avançou. É preciso ainda a conscientização para romper com o medo e o preconceitos, muitas ainda sentem-se reprimidas e não existe muitas delegacias em defesa da mulher no País e maiores avanços na Constituição.

A participação das mulheres em cargos superiores em empresas e no cenário político ainda é mínimo. Na Igreja há o avanço do Papa Francisco em iniciar um grupo de estudos com teólogos para aprovação de ordenações de mulheres como diaconisas. No entanto, fato apenas em estudo.


Em geral, há muitas desigualdades na sociedade e na Igreja que precisam ser superadas. Que nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem daquela mulher é exemplo para todos de seguimento de Jesus que, aceitava mulheres em seu grupo de discípulos, a fim de despertar uma consciência menos focada no machismo e preconceito contra as mulheres.
Abaixo o Cartaz com a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário