sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A FORMAÇÃO CRISTÃ É IMPORTANTE?

Há muito tempo é dito sobre a necessidade da formação dos cristãos católicos.

Em épocas mais distantes da nossa houve essa preocupação com a formação dos batizados que se orientavam para a vida ministerial no sacramento da Ordem. Sim, a formação dos padres e, nos meados do século XVII influenciado por São Carlos Borromeu inicia-se a formação dos futuros padres. Padres bem formados para que se obtivessem cristãos bem formados e guiados por pastores sempre mais íntegros na Palavra e na ação pastoral missionária das comunidades.

A formação de um presbítero (padre) atualmente segue um itinerário de aproximadamente 09 à 12 anos antes de ser ordenado e enviado para animar as comunidades.

No entanto, essa formação é um período pequeno e satisfatório, mas não completo e suficiente. A formação é permanente.

Não se forma apenas para o ministério presbiteral, se forma para ser um bom cristão primeiramente.

A formação tem início na vida familiar. Nos lares onde os progenitores e ou responsáveis pela vida da criança, educam através da vivência do amor e solidariedade conjugal. Depois o período catequético e a inserção cada vez maior na vida da comunidade e da sociedade vivendo os valores evangélicos.

Para a formação dos leigos (aqueles que não recebem o sacramento da Ordem) temos essa diversidade de formação que o acompanha de forma permanente à inserção na vida da comunidade. Desde o lar até a vida adulta na fé.

O Formação Cristã permanente permeia a Catequese Infantil (07 à 10 Anos); a Perseverança (de 11 aos 14 anos); Catequese Crismal (14 à 16 Anos); Grupos Juvenis (16 aos 35 anos); Agentes e Lideranças Comunitárias que podem se iniciar entre os 07 e 16 anos e estender ao longo da vida como agentes de Pastorais e Movimentos cristãos; líderes comunitários; catequistas, Ministro Extraordinário; associações (como os Vicentinos).

A Formação Cristã abrange toda a vida do cristão batizado a fim de que possa assumir a continuidade da missão de Cristo no mundo. Imitar seus gestos e palavras. Assumir os seus ensinamentos e viver a plena transformação [Trans(formação)] de um mundo novo.

Parece ser enfadonho, por isso, convidamos alguns jovens para exporem as suas opiniões a respeito. Será que eles consideram importante a Formação Cristã? Vamos conferir as suas respostas.


Maria Vitória
“Considero de extrema importância, a formação cristã é como um pilar. Ela ajuda a nos direcionar nos caminhos da vida.” (Maria Vitória Silva, 16 anos – Comunidade Santa Luzia / Ministério de Acólitos e Jovens da Luzia)











Paulo Henrique Silva
“Considero muito importante a Formação Cristã para jovens pois, os jovens, é o presente e o futuro da nossa Igreja” (Paulo Henrique Silva, 17 anos, Ministério de Acólitos)










Yasmim Silva
“Acho essencial porque a Formação Cristã começa dentro de casa com os pais sendo reflexos para os filhos. Depois vêm os padrinhos que auxiliam os seus afilhados não se perder no mundo e não desviar do caminho de Deus, acho também ressaltar que alguns padrinhos e madrinhas não assumem seus papéis e alguns acabam se perdendo em drogas, prostituição, entre outros aspectos e contudo os jovens de hoje estão mais procurando coisas fúteis do que algo que vão completar sua alma por inteiro.” (Yasmim Silva, 16 anos, Ministério de Acólitos)





Caio Castro
“Vivemos em um mundo muito conectado hoje em dia, em redes sociais, em sites de notícias e até em aplicativos que nos mantém informados de tudo um pouco: o que rola na vida das celebridades; o que está em alta no momento; notícias de gravação de séries; tutoriais em diversas áreas, entre muitos outros.

‘Então podemos dizer que com essa globalização de informações os jovens sabem de tudo?’
A resposta é: não!

E o porquê disso é simples!

O jovem hoje em dia, pode conhecer um pouco disso, outro pouco daquilo, mas muitos usam toda essa facilidade para coisas sem ou com pouca importância. E aí que entra a pergunta desta matéria, que vem falar sobre a formação cristã para juventude.

Eu participo ativamente da Igreja há cerca de 8/9 anos.

Nós, jovens, sempre somos convidados a tomar conhecimento daquilo que Deus e a igreja pedem que vivamos e praticamos; aquilo que é correto e o que é errado; aquilo que Jesus ensinou e aquilo que o mundo ensina! E está aí o motivo de muitos jovens não permanecerem fieis em sua fé: a falta de conhecimento! Como a própria palavra de Deus diz em Oseias 4,6: meu povo padece por falta de conhecimento!

É extremamente necessário para nós jovens, conhecer nossas doutrinas, conhecer as leis que regem a igreja há mais de 2000 anos, aquilo que é o alicerce da fé cristã.

Hoje vejo jovens q se perdem, jovens que se afastam sem dar uma chance e nem se quer, querem ouvir sobre a palavra e ensinamentos das coisas de Deus. Jesus quer ser nosso amigo. E mais, para sermos amigos dele precisamos conhecê-lo. E conhecer Jesus vai muito além de participar de missas, catequese e grupos de oração. É preciso mergulhar sem medo e experimentar tudo o que Deus tem a nos ensinar.” (Caio Castro, 25 anos, RCC)

Welker Jhone


“É crucial uma formação para os jovens, um trabalho um acompanhamento para aqueles que estão ingressando nas comunidades da igreja.

Pois assim eles já entram conscientes da sua importância e qual papel deve desempenhar para que a comunidade caminhe na direção certa.

Uma vez formados não ficaram perdidos nos trabalhos e temas a ser desenvolvido, assim ganhasse tempo e força e aumenta a maturidade na fé tanto pessoal quando em grupo.” (Welker Jhone Stopa, 25 anos, Ministério de Acólitos, Pastoral da Crisma)



Aline Mastellari
“‘Impulsionados pelo amor’ (Ef4,7-16)

Certamente Paulo procura lança uma palavra de incentivo, de ânimo para toda a comunidade, porque o anúncio provoca uma certa esperança.

Assim como Paulo, também devemos ser anúncio. É claro que no meio do caminho muitos podem se cansar, desistir, o entusiasmo passa! Como está acontecendo com nós, jovens, diante de algumas realidades que o mundo nos apresenta. Ficamos eufóricos, achamos que tudo vai dar certo, que nossos problemas estão todos resolvidos. Mas, nos enganamos e somos egoístas em pensar desse modo pois, devemos nos alimentar e se fortalecer através da Palavra e da Eucaristia, sem essa preciosidade não conseguiremos enfrentar a realidade que o mundo nos traz, e desistir se torna mais fácil.

Então, impulsionamo-nos por algo que vale a pena. Se motive por aquilo que nos dá resistência e não desista por qualquer coisa por mais difícil que aquilo possa ser.

Fazendo tudo isso, eu comecei a perceber o que de fato me alimenta, me move para ir em frente, porque se nos alimentarmos desse olhar amoroso de Deus, nós teremos a capacidade de ter um olhar amoroso para com as pessoas. Se percebemos que o amor de Deus vence tudo, aí sim diante de toda a dor do nosso humano podemos acreditar que há um dia melhor, e que algo melhor Deus nos prepara diante dessa dificuldade, então, nós jovens, não devemos desistir facilmente do projeto de Deus. Tenhamos paciência e esforcemo-nos em abrir o coração e QUERER esse amor. Só assim seremos felizes verdadeiramente!

Deus te ama e só te quer bem, então 'se joga mesmo!', e não tenha medo e muito menos vergonha. Levantamo-nos e vamos anunciar a Palavra de nosso Senhor Jesus Cristo através da nossa formação. Contudo, podemos ver o significado de ser um discípulo: é alguém que segue os ensinamentos de um determinado mestre, e é ter um verdadeiro amor e fazer outros discípulos através do alimento que é a formação na Palavra.  Para mim está sendo cada dia mais gratificante aprender cada dia mais.” (Aline Cristina Maria Mastellari, 19 anos, Ministério de Acólitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário