segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ANO JUBILAR MARIANO 2016 – 2017

Aparecida e a Virgem Maria

Em 1717, no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, alguns pescadores, retiram de suas redes, uma pequena imagem da Virgem Maria.

A imagem estava quebrada e retiraram por primeiro a cabeça da imagem e depois, de lançarem as redes novamente, o corpo e, nada de peixes como das outras tentativas.

Os pescadores unanimes admitiam que aquilo era um sinal. Jogando as redes novamente, conseguem tirar do rio os peixes tão esperados.

Desde esse fato a imagem que foi sendo venerada pelos habitantes do local em uma das casas, vem sendo dita milagrosa. Fato que perdura esses 300 anos de história e conquistas.

A veneração tornou a imagem popular e muitos outros fatos milagrosos, motivados pela fé em Deus, foram sendo relatados e reconhecidos como sinais de curas e portentos divinos.

Chegam aos nossos dias as glórias do passado de um povo sofrido e explorado. Renova-se em Aparecida do Vale do Paraíba, ou como é mais conhecida: Aparecida do Norte, tempo de comemorar mais um centenário.

A casa da Mãe de Deus, sempre cheia e em preparo para acolher as inúmeras peregrinações e milhares de fiéis devotos, durante o ano todo, produz a religiosidade de expressão do povo brasileiro. A igrejinha tornou-se Santuário Nacional. A pequena imagem, fez torna a Virgem como padroeira do País.

O Ano Jubilar
Neste tricentenário, o Papa Francisco à pedido do cardeal Raymundo Damasceno Assis, consagra o Ano Jubilar Mariano para o Brasil e os fiéis devotos venerarem a Virgem Maria, em seu Santuário e pequena cidade de Aparecida.

Desde o dia 12 de Outubro de 2016, vivemos no Brasil o Ano Jubilar Mariano que, se estende até o 12 de Outubro de 2017.

Os responsáveis pelo Santuário organiza uma grande festa comemorativa dos 300 anos da aparição da imagem motivando as peregrinações e atos de espiritualidades marcantes.

A Indulgência do Ano Jubilar
Para motivar ainda mais as peregrinações e atos espirituais, a Penitenciaria Apostólica concede a indulgência plenária por ocasião do Ano Jubilar.

Para alcançar as indulgências é necessário aos peregrinos: a confissão sacramental; a participação na Eucaristia e, oração nas intenções do Papa.

A indulgência se estende às igrejas paroquiais do Brasil dedicadas à Nossa Senhora “Aparecida”. Seguindo os mesmos três princípios acima.

Aos enfermos e idosos impedidos de peregrinar, a indulgência é lhes garantida com a rejeição de todo pecado, quando for possível realizar as três condições da indulgencia e, espiritualmente diante de uma imagem da Virgem ofertarem suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria. Aos ministros favoreçam que possam ser atendidos nos serviços pastorais de visitas aos enfermos da Basílicas e paróquias dedicadas à “Virgem Aparecida”.

Selo Comemorativo
Para marcar as atividades do Ano Jubilar, foi criado o Selo Comemorativo. O selo contém os três elementos chaves da fé e veneração religiosa dos brasileiros.
1.       A Cruz que, recorda o centro da nossa fé
2.       O Barco, recorda a pesca milagrosa
3.       A imagem da Senhora Aparecida

Referências:
PENITENCIARIA Apostólica. Protocolo no. 1015/16/1

www.a2.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário