Nossa Comunidade Missionária está caminhando baseado no que pede o Vaticano II e a Doutrina Social Católica.
A opção preferencial pelos pobres marca profundamente o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo os relatos dos evangelistas.
Assim se torna a opção de toda a Igreja o cuidado do social. Reintegrar a pessoa humana tirando-a da margem de uma sociedade para o centro do Reino de Deus. Reino constituído pelo amor a Deus e ao próximo nos valores da justiça e da paz.
Estamos vivendo o ANO SANTO DA MISERICÓRDIA instituído pelo nosso então, Papa Francisco, para meditarmos os valores de nossa fé cristã, mas, também as obras de misericórdia que baseado nos Evangelistas são divididas em duas formas:
Obras de Misericórdia corporais: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar pousada aos peregrinos, visitar os enfermos, visitar os encarcerados e sepultar os mortos.
Obras de Misericórdia espirituais: dar bom conselho, instruir os ignorantes, advertir os pecados, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar pacientemente as moléstias do próximo, rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos.
Desta forma compreendemos que nossas ações não intervém apenas ao nível material, Mas, fazer o bem atinge todo o ser humano e permeia a ação social por completo.
Além do sucesso que temos conquistado com os projetos sociais desenvolvidos por algumas de nossas Pastorais e Movimentos e Comunidades, a Comunidade São Joaquim, através dos padres Rogério Zenateli e Lúcio Bento de Souza, estão lançando a reorganização da PASTORAL DA CRIANÇA para o atendimento e visitas às gestantes e crianças de 0 à 06 anos de idade em nossas comunidades.
No dia 21 de Janeiro, às 20h00 aconteceu o primeiro encontro para esclarecimentos. O curso de capacitação está previsto para Julho e Agosto desse ano, segundo disponibilidade das multiplicadoras de nossa Arquidiocese, Enquanto isso, está sendo organizadas pelo padre Rogério e demais participantes que serão os futuros líderes ações que já podem ser realizados como atualização de dados estatísticos do número de crianças pobres de nossa cidade; a propagação do Programa Viva a Vida nas emissoras de rádios de nossa cidade; visita em loco nos bairros mais carentes, além do recrutamento e promoção de mais voluntários para a Pastoral da Criança.
Participaram desse primeiro encontro seis voluntários e foi conduzida pelo padre Rogério, que foi nomeado pelo Arcebispo, Dom Maurício Grotto de Camargo como assessor da Pastoral da Criança para a Arquidiocese.
A Pastoral da Criança tem como missão a vida plena para as crianças (cf. Jo 10,10).
Nossa Comunidade presente no presente da Igreja e do mundo, atualizando e movendo-se na proposta de contribuir no crescimento do Reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário