segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PASCOM em formação contínua...

Os agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de nossa Comunidade Missionária, esse ano promove vários cursos de formação para agentes. Alguns desses cursos são abertos à Comunidade, outros apenas de uma forma interna. 

Esse mês ocorre dois desses cursos a saber:

Dia 01 de Fevereiro às 19:30 nas salas do Salão Padre Agnelo aberto ao público acontece uma formação com o Padre Rogério Zenateli esclarecendo o que é a Pastoral e o que se limita à Pastoral da Comunicação na sua ação junto à Comunidade e às demais Pastorais.

Foto divulgação
Dia 22 de Fevereiro às 19:30 na Igreja Matriz São Joaquim, a Pascom recebe para uma aula prática de Fotografia com a fotógrafa Paula Iwamoto e seu esposo Edson Lossurdo de São Manuel. Conhecida em São Manuel não apenas pela profissão mas, também por ministrar palestras de cunho social e ações sociais à famílias carentes daquele município. Essa aula porém é exclusiva para os membros da Pascom.

Próximos cursos em Março é sobre Redação Jornalística com o jornalista, Sandro Alponte do Site S2 Notícias de Barra Bonita. O encontro será no dia 12 de Março às 08:30 no Salão Paroquial Pe. Agnelo.

São muitos os projetos que a PASCOM idealiza para esse ano que estaremos divulgando por aqui também. Que Deus ajude nossa equipe para poder corresponder com o avanço da evangelização em nossas comunidades.

Agenda Comunidade Missionária São Joaquim 2016

A Agenda Comunidade Missionária São Joaquim 2016 já está a disposição dos Coordenadores de Pastorais, Movimentos, Associações e Comunidades na Secretaria Paroquial, passe no horário comercial para retirar a sua agenda.

A Agenda possui os dados Pastorais e de Conselhos, assim, como o Calendário de Atividades das Pastorais, Movimentos, Associações e Vida das Comunidades e dos Conselhos, serviços da Secretaria Paroquial e outros.

Agentes realiza semana de estudos sobre adolescentes

Parte da Equipe de Agentes e Coordenação
Os agentes do Grupo de Adolescentes Santa Maria Goretti, tiveram a sua primeira semana de estudos sobre adolescência.

Ocorrido nos dias 12; 18; 19 de Janeiro, os agentes tiveram como temas de estudos: 

Dia 12 - O que é e como fazer Pastoral com os Adolescentes
Dia 18 - Sexualidade e Afetividade
Dia 19 - Tendências entre Adolescentes, positivo ou negativo?

A 1a. Semana de Estudos foi conduzida pelo Padre Rogério Zenateli, assessor do projeto, juntamente com os agentes e equipe de coordenação. 

A proposta foi estudar temas relevantes com relação a essa faixa etária e preparar os agentes para lidar com as sombras e luzes da adolescência a fim de, ajudá-los a passar por essa fase de uma forma saudável e baseados nos princípios do Reino. 

A avaliação dos encontros de estudo e dos temas, pelos participantes, foi considerada importante e aproveitadora. Os encontros também foram momentos de poderem trocar ideias, experiencias e integração da equipe, assim, como sugestões de ações dinâmicas para com os adolescentes.

A coordenação convida quem deseja ser agente e evangelizar os adolescentes fazer a sua inscrição na Secretaria Paroquial.

As inscrições para os adolescentes de 10 a 14 anos podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou no dia e local dos encontros. Os dias e locais dos encontros são:

SÁBADO
15:30 - Salão Padre Agnelo 
16:30 - Centro Comunitário da Cecap

DOMINGO
10:30 - Salão Rainha da Paz na Cohab

Os encontros de 2016 irão começar a partir do dia 13 de Fevereiro.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Presbítero: dom de Deus para a vida da Comunidade

O presbítero é um dom de Deus para a vida da Comunidade.

Recebido o sacramento da Ordem no grau do Presbiterato, o candidato eleito assume a missão de ser Cristo Bom Pastor na vida da Igreja e do mundo. 

Assim é a missão dos presbíteros a doação pelo crescimento do Reino de Deus, no serviço na Comunidade dos fiéis em Cristo.

Os presbíteros (padres) Lúcio Bento de Souza e Rogério Zenateli, convidam a comunidade de Igaraçu do Tietê a participarem da Missa em Ação de Graças no dia 25 de Janeiro às 19:30 na Igreja de São Joaquim.

Nossas Comunidades estão comemorando 04 anos de Ordenação Presbiteral do padre Lúcio e 08 Anos do padre Rogério.

Venha participar conosco desse momento importante para a nossa comunidade. 

sábado, 23 de janeiro de 2016

Retiro de Carnaval, venha viver a alegria de Cristo

A Renovação Carismática Católica de Igaraçu do Tietê, convida os jovens e famílias a participarem do 27° Retiro de Carnaval que irá acontecer de 06 a 09 de Fevereiro na Escola Estadual José Conti.

Em seu 27° ano o Retiro de Carnaval tem estimativa de atrair centenas de participantes entre adolescentes, jovens e adultos e famílias que durante 4 dias estarão fazendo a experiência do encontro com Cristo pelo anúncio do Querigma.

Esse ano conta com o apoio dos catequistas da Catequese Infantil de nossas comunidades para auxiliarem com as crianças que devem participar acompanhados de seus familiares, com brincadeiras e dinâmicas expressando os valores do Evangelho.

Para quem deseja fazer essa experiência participando do 27° Retiro de Carnaval, precisa estar atentos ao seguinte:

- IDADE MINÍMA: 14 ANOS COMPLETOS
-NÃO PODERÁ SAIR DO LOCAL. CASO NECESSITE MEDICAMENTO CONTROLADO, DEVE SER LEVADO NO LOCAL E INFORMADO NA FICHA.
- NÃO PODERÁ SAIR PARA BANHO. QUEM NÃO FOR DORMIR, PODERÁ LEVAR ROUPA E MATERIAL DE BANHO, CASO QUEIRA TOMAR BANHO.
- PODERÁ DORMIR EM CASA, MAS SÓ SAIRÁ DEPOIS DE ENCERRADAS TODAS AS ATIVIDADES. OS MENORES DE IDADE DEVERÃO SER BUSCADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.
- QUEM TRABALHA PODERÁ SAIR, MAS DEVE INFORMAR NA FICHA O HORÁRIO DE TRABALHO.
- PARA DORMIR NO LOCAL LEVAR: COLCHÃO/COLCHONETE, ROUPA DE CAMA E DE BANHO, HIGIENE PESSOAL E ROUPA QUE USARÁ NOS 4 DIAS.

Maiores informações pelo telefone: (14) 3644-1863
Inscrições nos Grupos de Orações e demais membros da RCC

Adolescentes, Jovens e Adultos o valor da inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais) e crianças R$ 20,00 (vinte reais).

Catequese com Adultos: Inscrições Abertas

Batismo da Pâmela no dia 10 de Janeiro 2016 (Foto: PASCOM)
A Catequese com Adultos em nossas Comunidades passam por uma reestruturação. 

Em 1972 a CNBB pediu a tradução do Ritual de Iniciação Cristã para Adultos (RICA) para o português. Autorizado pela Santa Sé em 1973 foi introduzido no País e apresentado como um caminho para a evangelização e inserção de adultos que pedem a fé à Igreja.

O RICA prevê uma preparação adequada à instrução da fé e inserção à vida da comunidade ao adulto que ainda não possui e ou possui de forma parcial os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia).

Com um prazo de preparação maior com o que vinha acontecendo com encontros de preparação até então em nossa Comunidade (mínimo de 04 meses) o presente ritual oferece uma preparação de 01 Ano.

Durante esse um ano de instrução o adulto passa pelo processo catequético e ritos específicos de sua preparação sendo apresentado pelo padre à Comunidade e instruído pelo Catequista e apoiado por um Instrutor e ou Padrinho/Madrinha com requisitos próprios como pede a instrução, escolhido pelo catecúmeno (aquele que será instruído). 
Uma das Turmas preparadas no ano de 2015
(Foto: PASCOM)

Esse modo de instruir os adultos, visa a sua maior intimidade com a Palavra de Deus, experiência e vivência da fé, vida de comunidade e missionária, aproximação maior das realidades do Reino e configuração à Cristo, a adesão com mais consciência aos Sacramentos que pede à Igreja.

Nossa comunidade se enriquece com o crescente número de adultos que pedem a regularização dos Sacramentos da Iniciação. Fruto de nossa ação missionária e conscientização da proximidade a uma vivência nova da experiência de fé. 

As inscrições para a Catequese com Adultos estão abertas até o dia 12 de Março. No dia 14 de Março às 19:30 na Igreja Matriz será realizado o encontro com os inscritos para esclarecimentos da implantação desse modelo de instrução.

Inscrições Abertas para a Catequese Infantil

Recepção do Sacramento da Eucaristia 2015 (Foto PASCOM)
A Catequese é essencial para a educação e vivência da fé dos batizados nas comunidades. 

A criança batizada deve ser instruída pelos seus pais e ou responsáveis na fé que pediram para os seus filhos. Depois de adquirida certa idade devem os pais são auxiliados nessa instrução na Comunidade com os catequistas que se dedicam e preparam para auxiliar os pais nesse processo permanente de formação na fé. E, assim, poderem pedir os Sacramentos para a Igreja, a fim de que, fortalecidos, possam vivenciar ainda mais seu protagonismo evangélico no mundo. 

Em nossas Comunidades a preparação catequética para as crianças começa a partir dos 09 anos de idade e são feitas em duas etapas correspondente às idades a saber:

Primeira Etapa (09 anos) - iniciados na experiência da Palavra e no Amor de Deus tem a primeira experiência com o sacramento da Reconciliação.

Segunda Etapa (10 anos) -  Continuam sendo ensinados pela Palavra e no Amor de Deus e doutrina cristã e vivência comunitária e missionária, podem pedir e serem preparados para receberem o sacramento da Eucaristia.
Recepção do Sacramento da Eucaristia 2015 (Foto PASCOM)

Os pais e ou responsáveis devem fazer as inscrições até o dia 12 de Março e são necessários os seguintes documentos:

1. Certidão de Nascimento
2. Certificado/Lembrança do Batismo
3. Comprovante de Endereço

No dia 17 de Março será realizado com a Equipe de Catequistas um encontro com os Pais e ou Responsáveis para esclarecimentos e desenvolvimento do tema: Processo Catequético, envolver a todos que será apresentado pelo Padre Rogério Zenateli e Equipe de Coordenadores da Catequese com dinâmicas e recreação. 

Os encontros de catequese com as crianças da Primeira e Segunda Etapa terá início no dia 19 de Março às 09h00 no Salão Paroquial Pe. Agnelo.

Essas ações fazem parte do processo de reestruturação da catequese em nossa comunidade visando um melhor aproveitamento e qualidade de instrução para as crianças e prestação de serviço no auxilio aos pais na instrução da fé. 

Pastoral da Criança em formação


Nossa Comunidade Missionária está caminhando baseado no que pede o Vaticano II e a Doutrina Social Católica. 

A opção preferencial pelos pobres marca profundamente o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo os relatos dos evangelistas. 

Assim se torna a opção de toda a Igreja o cuidado do social. Reintegrar a pessoa humana tirando-a da margem de uma sociedade para o centro do Reino de Deus. Reino constituído pelo amor a Deus e ao próximo nos valores da justiça e da paz. 

Estamos vivendo o ANO SANTO DA MISERICÓRDIA instituído pelo nosso então, Papa Francisco, para meditarmos os valores de nossa fé cristã, mas, também as obras de misericórdia que baseado nos Evangelistas são divididas em duas formas: 

Obras de Misericórdia corporais: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar pousada aos peregrinos, visitar os enfermos, visitar os encarcerados e sepultar os mortos.

Obras de Misericórdia espirituais: dar bom conselho, instruir os ignorantes, advertir os pecados, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar pacientemente as moléstias do próximo, rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos. 

Desta forma compreendemos que nossas ações não intervém apenas ao nível material, Mas, fazer o bem atinge todo o ser humano e permeia a ação social por completo.

Além do sucesso que temos conquistado com os projetos sociais desenvolvidos por algumas de nossas Pastorais e Movimentos e Comunidades, a Comunidade São Joaquim, através dos padres Rogério Zenateli  e Lúcio Bento de Souza, estão lançando a reorganização da PASTORAL DA CRIANÇA para o atendimento e visitas às gestantes e crianças de 0 à 06 anos de idade em nossas comunidades. 

No dia 21 de Janeiro, às 20h00 aconteceu o primeiro encontro para esclarecimentos. O curso de capacitação está previsto para Julho e Agosto desse ano, segundo disponibilidade das multiplicadoras de nossa Arquidiocese, Enquanto isso, está sendo organizadas pelo padre Rogério e demais participantes que serão os futuros líderes ações que já podem ser realizados como atualização de dados estatísticos do número de crianças pobres de nossa cidade; a propagação do Programa Viva a Vida nas emissoras de rádios de nossa cidade; visita em loco nos bairros mais carentes, além do recrutamento e promoção de mais voluntários para a Pastoral da Criança.

Participaram desse primeiro encontro seis voluntários e foi conduzida pelo padre Rogério, que foi nomeado pelo Arcebispo, Dom Maurício Grotto de Camargo como assessor da Pastoral da Criança para a Arquidiocese.

A Pastoral da Criança tem como missão a vida plena para as crianças (cf. Jo 10,10).

Nossa Comunidade presente no presente da Igreja e do mundo, atualizando e movendo-se na proposta de contribuir no crescimento do Reino de Deus.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SOBRE NÓS

Por Padre Rogério Zenateli

Mais uma vez somos chamados por Cristo a uma ação. Ação baseada não nas forças próprias, mas, no seu Espírito.

O Espírito de Deus está sobre Jesus e o impulsiona a cumprir uma ação em favor de todos (Lc 4, 14-22a).

A libertação só é obtida por práticas. O Espírito de Deus é quem nos impulsiona para as práticas do amor. Amor a Deus e ao próximo. Faz gerar a o compromisso de fé para com Deus e com os demais homens e mulheres da terra.

O Espírito de Deus está sobre Jesus. O Espírito de Deus está sobre nós também. Por isso, somos chamados por Jesus a continuar a sua missão de ação libertadora no mundo. Auxiliando os mais necessitados a deixar todo o egoísmo e autossuficiência para fazer gerar a partilha e a fraternidade no mundo.

Não podemos mais nos deixar sermos marcados pelo comodismos e omissões. Devemos ser marcados pelo Espírito de Deus que nos dinamiza para ações concretas a favor de uma comunhão plena com os propósitos divinos para transformar e libertar a humanidade daquilo que a prende ao egoísmo e escárnio da maldade que a impera.


O Espírito de Deus está sobre Jesus para proclamar o tempo da libertação e Ele o assume. O Espírito de Deus também está sobre nós e nos impulsiona para as mesmas ações libertadoras, devemos assumir esse Espírito sobre nós. Nos lançar na prática do amor a Deus e ao próximo para não sermos hipócritas na fé que professamos (1Jo 4,19-5,4). Fazer despontar no horizonte um novo amanhecer.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Catequistas conversam sobre realidades da Catequese

Foto: Imagens do Google
Nossa equipe de Catequistas se reúnem na próxima Sexta-Feira, dia 08 de Janeiro, para conversarem sobre as dificuldades da Catequese na atualidade. 

Muitos são os desafios para fazer ecoar a mensagem de Jesus na vida dos povos. Sozinhos não podemos ir longe, por isso, a proposta é a integração. 

Os encontros de catequistas das nossas comunidades ocorrem uma vez por mês para além de assuntos pertinentes, principalmente, para serem formadas na proposta de Cristo Jesus, expressa pela Igreja nos documentos do Vaticano II. 

O encontro terá como base o Documento de Aparecida sobre as orientações para a formação dos discípulos missionários. Pautado na prática do Vaticano II o Documento de Aparecida vem ressaltar o desejo da formação permanente do cristão que passa pela Catequese.

Padre Rogério Zenateli, responsável pela Catequese Infanto Juvenil e Com Adultos em nossas Comunidades, juntamente com a atual coordenadora da Catequese Infantil Roselene Tuschi (Rose Tuschi) e equipe de Coordenação prepara o encontro com nossos Catequistas.

CORAGEM E UNIDADE PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS HUMANOS

Por Padre Rogério Zenateli

O homem não pode ficar com o coração endurecido por muito tempo. Depois de conhecer a Deus e o seu amor, o homem deve abrir-se a uma crescente comunhão com Deus Pai e seu semelhante.

Deus Pai nos ama e, por isso, precisa ser correspondido. Esse amor a Deus só é melhor se também amarmos uns aos outros (1Jo 4, 11-18). O cristão não pode amar simplesmente a Deus e dizer que está em comunhão com Ele se, não produzir os frutos desse amor: o auxílio aos demais semelhantes.

Deus Pai amou tanto o mundo que enviou no tempo oportuno o seu Filho, Jesus, para que todos que n’Ele cressem fossem salvos.

Jesus é o auxílio de Deus Pai aos homens por Ele amados. O princípio e o fim. Por isso, a comunhão verdadeira é realizada na unidade com o divino.

O Evangelista Marcos nos relata intensamente a humanidade de Jesus que se entrega ao Pai (Mc 6, 45-52). Na atitude de orar, não só Marcos mas, os demais Evangelistas narram os constantes momentos de Jesus em oração.

Jesus, estava sempre em comunhão com o Pai na oração. Modelo de pessoa orante para poder enfrentar as dificuldades que a vida proporcionaria no rumo de sua missão.

Os discípulos de Jesus ainda se encontravam com o coração fechado, mesmo o reconhecendo Filho de Deus, o Messias esperado, ainda não haviam se libertado das antigas propostas egoístas de um coração humano fechado em si mesmo. Compreensão de toda a plenitude de Jesus Cristo, só advém a eles após a ressurreição.

No sinal da travessia andando sobre o mar, Jesus, vem em auxílio de seus discípulos que enfrentam os desafios de uma pequena barca no grande mar. Retrato de um mundo entregue às ideologias egoísticas, que querem afundar a barca dos discípulos com uma proposta contrária.

Expressando a luta entre o bem e o mal, a cena do evangelho de Marcos, pinta, na tela da vida humana, a resposta que o homem precisa para vencer o que o oprime na contra mão dos princípios que acredita. A comunhão com Jesus.

Ele nos ama por primeiro. Nos conquistou com esse amor. Corresponder a esse amor é se entregar confiantemente em suas mãos para podermos superar o mar de tormentos que a vida nos apresenta contra aquilo que acreditamos.

Ele, Jesus, nos ensinou a íntegra comunhão do homem com Deus Pai, e essa comunhão só é completa quando amamos uns aos outros. Essa foi a compreensão dos discípulos de Cristo após a sua ressurreição.

Ele, Jesus, tem o poder de submeter as forças de ideologias contrárias ao seu projeto de amor. Não ficou fechado no egoísmo, se abriu à partilha. E mesmo os discípulos ainda presos ao contrário do que ensinara, ficou em comunhão com o Pai e este lhe dava as condições para ir em busca de concluir sua missão e não deixar de lado os princípios que ensinara.

Essa é a lição de Cristo para todos os que n’Ele creem: coragem para vencer os obstáculos da vida. Coragem é pautada não na solidão, mas, no amor que Deus tem por nós, no amor que temos por Ele, e nos impulsiona a nos amar uns aos outros para que seja concluída nossa missão em unidade com a missão de Cristo Jesus.

A unidade com Cristo é baseada em nossa oração cotidiana e na ação verdadeiramente eucarística: a de não apenas recebermos o Corpo e Sangue de Jesus, mas, fazermos comunhão com Ele. Quem come da sua Carne e bebe de seu Sangue permanece nele e Ele naquele que o recebe.

A coragem na continuidade do seguimento de Jesus é o princípio ativo para o cristão. Não se fechar em si mesmo, mas, abrir-se ao projeto divino e nele permanecer. O projeto é a unidade com Deus e os semelhantes.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

RECONHECIMENTO E OU REDESCOBRIMENTO?

Por Padre Rogério Zenateli 

O ser humano precisa reconhecer ou redescobrir a sua humanidade. Ela não consiste em ser egoísta, mas, na partilha.

O Evangelho de hoje nos propõe, entre outras propostas, o dom da partilha e não do egoísmo.

Nos alegra conhecer um Deus que é a nosso favor e não contra nós. Que nos ama por primeiro (1Jo 4,7-10). O seu Filho que olha para nós com compaixão, pois, nos enxerga um rebanho sem pastor (Mc 6,34-44).

Jesus ensina aquela multidão o dom da partilha. Aquela força que os movia para o egoísmo: a fome pessoal, a escassez do alimento naquele deserto, poucos haviam trazido consigo alimento.

Do pouco alimento que possuíam, Jesus faz saciar a fome de todos. É assim, quando o homem descobre a sua verdadeira humanidade, nada lhes falta, por que Jesus, permanece nele. A presença de Cristo nos sacia em nossas faltas.

O convite que a Palavra de Deus nos faz hoje, é esse: o amor é parte da natureza humana, ela nos ensina a perdoar até mesmo quem nos faz mal e faz repartir com muitos o pouco que temos e ficamos todos saciados e com abundância.


A humanidade é completa com Deus. Por isso, partilha conosco o seu Filho que nos guia verdadeiramente à essência humana que é composta pela essência divina: o amor. Essa assinatura de Deus em nossa consciência e no mais íntimo de nossa humanidade. Vamos redescobrir a nossa verdadeira humanidade que nos torna livres verdadeiramente. 

domingo, 3 de janeiro de 2016

Padre Zezinho descansa em paz


Disse Mons. José Lorusso (Padre Zezinho, como conhecido): “Carreira por carreira teria ficado com a família tendo a possibilidade de projetar econômica e politicamente. Minha vocação é ser missionário e servidor, na medida em que o anúncio do evangelho se aposse de minha alma, inteligência e de poder transmitir a palavra de Deus e influenciar as pessoas”, assim, se resume a vida e a pessoa do Monsenhor José Lorusso, falecido na noite de ontem em Botucatu, após seu período de calvário lutando pela vida e contra a sua enfermidade que fora lhe tirando as forças.

Às 20:40 da noite do dia 2 de janeiro, descansa dessa luta e será sepultado no Cemitério Portal das Cruzes em Botucatu. O velório está ocorrendo na igreja Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu onde por 29 anos foi pároco.

As missas de corpo presente ocorrem na igreja Sagrado Coração de Jesus hoje às 07:00; 09:00; 11:00 e às 15:00 seguido do sepultamento.

A igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na Praca Cav. Virgilio Lunardi, s/n - Vila dos Lavradores em Botucatu.

Que descanse em paz aquele que serviu o Reino de Deus e amou o rebanho do Senhor.

Referências:
http://www.scjbotucatu.com.br/2012/index.asp

http://www.acontecebotucatu.com.br/default.asp?id=noticias&codigo=13112 

sábado, 2 de janeiro de 2016

Encerramento do Ano e Comemorações da Santa Mãe de Deus

Missa Comunidade São Joaquim (CENTRO)
A Comunidade São Joaquim e Nossa Senhora Rainha da Paz comemoraram o encerramento do ano com a Missa à Santa Mãe de Deus.

Com uma grande participação dos fiéis, nossas comunidades renderam graças a Deus e comemoraram o início de um novo ano renovando a esperança, a fé e a caridade.

Nas missas do dia 31 ocorreram a benção para os Coordenadores de Pastorais, Comunidades, Conselhos e Movimentos de nossa Paróquia.

Seguindo o exemplo dos pastores que foram contemplar o mistério da sua salvação, nossas comunidades, também, maravilhados pelo Cristo Jesus, glorificam a Deus, o anunciando com amor e coragem pelos caminhos da vida.
Missa Comunidade Rainha da Paz (COHAB)

Ao final da missa os padres Lúcio e Rogério e José Marins saudaram os fiéis participantes desejando-lhes um ano repleto da paz de Cristo.

Mais fotos você pode acessar pela página da Pascom no Facebook utilizando o seguinte link:

https://www.facebook.com/Pascom-Igara%C3%A7u-392325360972116/