quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A Alegria de estar na Comunidade São Joaquim.


O seminarista Carlos Vasconcelos, passou pelo seu estágio pastoral, exigência para a sua formação como presbítero. Carlos, no próximo ano fará uma nova experiência vocacional. Esse ano termina os estudos filosóficos e em 2019 inicia os estudos teológico em Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais.

Carlos escreveu uma mensagem em agradecimento e falando sobre a sua permanência a dois anos em nossas comunidades: "Vocês me ensinaram um pouco mais a vivência do Evangelho, vocês me ensinaram a amar mais, a lutar mais e a aprender mais."

Leia a mensagem na íntegra


Durante dois anos pude ser comunidade com vocês. Durante dois anos aprendi o que é ser comunidade, o que é uma Comunidade de comunidades.

Dois anos se passaram tão rápido que já sinto saudade, foi pouco, queria ficar aqui muito mais.

Como seminarista fui enviado em 2016 para a comunidade de São Joaquim para fazer Estágio Pastoral, para aprender a ser Igreja e aqui aprendi muito. As vezes as pessoas acham que o seminarista está aqui para ensinar, mas tenho certeza que aprendemos muito mais do que ensinamos. Aprendi aqui a força dos leigos, seus trabalhos, sua luta diária em manter a comunidade. Dizem que o padre dá sua vida para Deus, mas aqui eu percebi claramente que o leigo também. Quando eu vi as pessoas das comunidades que trabalham o dia todo, que cuidam dos filhos, dos pais ou das mães doentes, cuidam do marido ou da esposa, estudam e ainda reservam algumas noites da semana e o final de semana para a comunidade, percebi que é evidente que o leigo também doa toda sua vida para Deus. “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18, 20). Este trecho do Evangelho sempre vai me fazer lembrar de vocês, a Comunidade Missionária São Joaquim é prova viva deste versículo. Juntos vocês fazem a vontade de Cristo, juntos, mesmo diante das dificuldades, vocês vivem a Alegria do Evangelho.

Sacerdote, Profeta e Rei, esse é todos nós cristãos, somos sacerdotes quando doamos a vida, somos profetas quando anunciamos o Evangelho e denunciamos as injustiças, somos reis quando cuidamos do povo. Cada um de vocês tem essa força do batismo, e mesmo sem perceberem, são Sacerdotes, Profetas e Reis com maestria.

  Vocês me ensinaram um pouco mais a vivência do Evangelho, vocês me ensinaram a amar mais, a lutar mais e a aprender mais.

Termino meu estágio pastoral na alegria de ter novos amigos de saber que amanhã eu tenho um bom lugar para visitar. Obrigado a cada um de vocês, meu amor pela comunidade é imenso.

Que Deus abençoe a todos e em julho nas férias eu apareço para a quermesse!

Carlos Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário