sexta-feira, 19 de maio de 2017

Maria, Mãe de Jesus, Nossa Senhora! Por quê?

Há muitos que questionam sobre essa invocação de Maria, como Nossa Senhora. Que esse pequeno texto possa ajudar a compreender alguns aspectos de nossa devoção mariana.

Com raízes na devoção popular, o título dado à Maria, como Nossa Senhora, expressa o respeito àquela que é a Mãe de Jesus.

O tratamento das pessoas como senhor e senhora, expressa um ato respeitoso. Jesus nos apresenta sua Senhora, Maria e, por isso, a devoção popular, a partir da Idade Média, começa a chamar Maria de Nossa Senhora. Com forte evocação de respeito sem conotação ao termo bíblico de Senhor.

Na Sagrada Escritura o termo Senhor (Kyrios em Grego) é um nome próprio para designar o Deus de Israel (Iavé em hebraico = Aquele que é).

No Novo Testamento, Jesus é chamado de Senhor por aqueles que dele se aproximam confiante e respeitosamente. Jesus é o Senhor, digno do mesmo poder, honra e glória que são devidos ao Pai. O nome Senhor, indica a sabedoria divina.

Fonte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sou Católico, vivo a minha fé. Edições CNBB/Brasília, 2013. 1 ed. p. 100-101. (Publicações CNBB, Subsidio 2).

terça-feira, 9 de maio de 2017

Campanha Solidária de Corpus Christi

A Comunidade Católica de Igaraçu do Tietê por quatro anos consecutivos realiza o Corpus Christi Solidário.

A Festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo) acontece esse ano no dia 15 de junho. Antes à Festa, acontece a Campanha de Arrecadação de alimentos não perecíveis; roupas em bom estado; fraldas geriátricas e infantis; produtos de limpeza; cobertores; produtos de higiene pessoal e leite.

A Campanha foi lançada neste fim de semana (6 e 7 de maio) nas Missas das comunidades. Esse ano a Comunidade conta com a parceria do Fundo Social do Município; Polícia Militar; Escolas Estaduais, Municipais e Particulares; imprensa falada e escrita; e, entidades sociais de nosso Município.

Os produtos arrecadados serão distribuídos pela Pastoral da Caridade, Fundo Social e Entidades Sociais em nossas comunidades.


Seja você um parceiro nessa Campanha em prol dos necessitados de nosso Município. Faça sua doação na Igreja; Comunidades; Escolas; Entidades; Rádios e Polícia Militar.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Visita da Imagem Peregrina de NSa. Aparecida

Nossa Comunidade de comunidades irá acolher no dia 10 de Maio a partir das 09:00 a imagem peregrina de NSa. Aparecida, Padroeira do Brasil. 

A peregrinação faz parte da programação do Santuário Nacional em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba interior de São Paulo. 

Foi consagrado também o Ano Santo Mariano para o Brasil em vistas desse terceiro centenário do encontro da imagem que favoreceu o crescimento da fé cristã católica em nosso País. 

Abaixo a programação mais extensa:

09:30 - Comunidade NSa. Aparecida (Capela da Vila)
10:00 - Projeto Vida 
10:30 - Comunidade Santa Luzia (Cecap)
11:00 - 13:30 - Comunidade Rainha da Paz (Salão Rainha da Paz-Cohab)
14:00 - Comunidade São Vicente de Paulo (Salão dos Vicentinos)
14:30 - APAE 
15:00 - Voluntários do Câncer (MMM)
15:30 - Casa da Criança 
16:00 - 17:30 - Igreja São Joaquim (Centro)

A imagem segue para a Comunidade de comunidades Santa Cruz em Areiópolis.

Venha participar conosco de momentos de oração e meditação da Palavra de Deus que nos esclarece a nossa fé cristã e devoção mariana.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A veneração à Maria, Mãe de Jesus

Por uma escolha divina, o Pai, designou Maria para ser a mãe de Jesus, o seu Cristo.

Os evangelhos já denotam Maria como aquela que é bem-aventura (feliz) (Lc 1,48) porque soube realizar a vontade do Pai, assim, há apontamentos que desde o início da pregação do Evangelho, Maria já era venerada pelos primeiros cristãos.

Há várias formas de expressar devoção à Maria, pela Igreja. Conheçamos algumas delas:

a)   Festas celebradas em seu louvor; 
b)      Recitação/meditação do rosário onde se contempla Jesus com Maria e os mistérios de nossa Salvação;
c)       Na oração da Ave Maria dirigindo-nos a ela pedindo o auxílio;
d)      Consagrando nossa vida sob a vossa proteção materna.

Nosso culto à Maria não é de adoração, esse compete apenas à Deus. É um culto de veneração, pois, a ela dedicamos especial amor não maior que à Deus e ao próximo, como nos pede o próprio Cristo.

Nossa veneração à Maria nos edifica à imitá-la como serva fiel que fora de Deus Pai; companheira da vida pública de Jesus – seguir os passos do Mestre; aquela que mostra a quem devemos ouvir e prestar serviços (cf. Jo 2, 1-11) – a Cristo e aos irmãos.

A veneração a Maria, desde o início, faz parte do Cristianismo católico. E o centro de nossa fé é o Filho de Maria, Jesus, o Cristo de Deus.

Referência Bibliográfica
CNBB. Sou Católico, vivo a minha fé. Brasilia/Edições CNBB, 2003. 1 ed. p. 97-98. (Publicações da CNBB, Subsídio 2)