Foto: Padre Rogério Zenateli - Imagem de Nossa Senhora do Santuário NSa. Aparecida - Aparecida de São Manuel |
Uma prática muito antiga em nossa Igreja é o ato devocional da Consagração à Nossa Senhora.
Tal consagração entra como rito complementar no Batismo. Assim, as crianças, por opção dos pais e ou por opção da própria Igreja e ou Paróquia (segundo o costume local), adere ao rito complementar da consagração e entrega seus filhos à Virgem Maria, Mãe de Jesus, como representação daquela entrega evangélica de João à Maria por Jesus durante a sua Paixão (João 19,26-27*).
Em nossa Paróquia o rito complementar da consagração à Virgem é utilizado. Mas, sabendo que muitos não passaram por esse rito e que, desejam serem consagrados, a Paróquia dá a oportunidade, de quem, ainda não fora consagrado, e ou, está em dúvida se foi ou não consagrado, à consagrar-se no encerramento do mês de Maio, dedicado à Maria.
Assim sendo nos dias 30 e 31 de Maio, em todas as missas na Matriz e ou nas Comunidades, haverá a consagração à Nossa Senhora. Quem desejar e não foi consagrado escolha uma madrinha e ou padrinho de consagração e participe da missa e no final os padres estarão consagrando os interessados à Virgem Maria. E assim, Maria nos toma como seus filhos e nós filhos, tomamos Maria como nossa Mãe.
* Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: "Mulher, eis aí o seu filho". Depois disse: "Eis aí a sua mãe". E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário