sexta-feira, 19 de maio de 2017

Maria, Mãe de Jesus, Nossa Senhora! Por quê?

Há muitos que questionam sobre essa invocação de Maria, como Nossa Senhora. Que esse pequeno texto possa ajudar a compreender alguns aspectos de nossa devoção mariana.

Com raízes na devoção popular, o título dado à Maria, como Nossa Senhora, expressa o respeito àquela que é a Mãe de Jesus.

O tratamento das pessoas como senhor e senhora, expressa um ato respeitoso. Jesus nos apresenta sua Senhora, Maria e, por isso, a devoção popular, a partir da Idade Média, começa a chamar Maria de Nossa Senhora. Com forte evocação de respeito sem conotação ao termo bíblico de Senhor.

Na Sagrada Escritura o termo Senhor (Kyrios em Grego) é um nome próprio para designar o Deus de Israel (Iavé em hebraico = Aquele que é).

No Novo Testamento, Jesus é chamado de Senhor por aqueles que dele se aproximam confiante e respeitosamente. Jesus é o Senhor, digno do mesmo poder, honra e glória que são devidos ao Pai. O nome Senhor, indica a sabedoria divina.

Fonte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sou Católico, vivo a minha fé. Edições CNBB/Brasília, 2013. 1 ed. p. 100-101. (Publicações CNBB, Subsidio 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário